Os clâs do remelexo e canto da ema
23/02/2016 10:51 em Editorial

Uma vez falei para meu pai que queria abrir um bar, claro que Seu Emilio Gomes repudiou a idéia. Mas em sua sabedoria ele sempre explicava os “porques”.

O problema não é o Bar em si, mas o publico que frequenta, é um controle difícil de ter. Podemos modificar o ambiente, mas se “um mau elemento” frequenta, não se tem muito o que fazer, e basta isso para seu negocio ser mal falado.

Amigos leitores, por favor, não to dizendo quem frequenta o canto da ema ou remelexo são maus elementos hehe. Se for assim  eu sou uma péssima pessoa, continuo indo nos dois \o/.

pp_02_8001O ponto que quero chegar é o publico. Tem uma diferença notória em que frequenta o canto da ema e quem vai ao remelexo. Até eu mesmo me peguei fazendo essa dissociação, quando penso onde vou levar alguém que nunca foi ao forró, o primeiro lugar que me vem é o canto da ema, mas a questão é, por que?

Foi ai que comecei a perceber que eu mesmo já tinha um certo “pré-conceito”. Confesso que minhas experiencias com ambas as casas foram bem marcantes. Principalmente para quem está aprendendo a dançar.

No canto da ema sempre me senti bem acolhido, as damas eram bem solicitas. Os senhores (os tiozinhos)  faziam questão me ensinar alguns truques na hora de dançar. Mas a primeira vez que fui no remelexo, não tive esse momento prazeroso. As damas pareciam fugir, acho nque elas sentiam o cheiro de “novato” na dança hehe.

Claro que podia ser o dia que fui, tanto que fui três vezes para ter certeza. E infelizmente logoFinalPrataBrancoconstatei, os novatos não tem vez no remelexo. Mas por que isso? Foi ai que percebi que não era por eu ser novato, mas sim, por ir sozinho ou com pessoas que estavam começando, as pessoas que dançavam se conheciam. No canto da ema, por ter essa cara de balada, ninguém se conhece. Já no remelexo as pessoas já se viram e geralmente vão meio que convidadas por elas mesmas.

Claro que estou sendo superficial em meus comentários e questionamentos, por isso estou escrevendo, justamente para levantar esses pontos.

Não sei ao certo, mas percebo que no remelexo o publico é  bem critico, tanto com as bandas e trios que se apresentam quanto as pessoas que estão frequentando o lugar. Ainda não consigo codificar o porque, entender essa questão do publico ser assim.

As duas casas são ótimas,  confesso que neste ano de 2015, tenho frequentado muito mais o remelexo do que o canto da ema, não por achar um melhor que o outro, mas entra questão dos trios e bandas que quero ver. Como meus amigos do Gara-pé e do Trio Soriano que ultimamente se apresentam nessas casas.

Voltando ao questionamento do publico dessas casas, são eles que sem querer dão a cara e por sua vez a característica do ambiente que ambas tem. Mas o que posso dizer de minha humilde ida ao forró, que se você está aprendendo a dançar, minhas experiencias foram mais positivas no canto. Se você já sabe, ambas as casas estão de bom grado.

É claro que tudo é muito relativo, pode ter ocorrido exatamente no dia que fui. Mas que existe uma rincha no ar entre as casa (digo pelo publico) ah, isso existe sim.

Não estou aqui para dizer qual é melhor ou pior, estou apenas levando coisas que partiram de minhas tentativas empíricas. Minhas próprias experiencias nestes lugares. O ponto que levanto aqui é justamente tentar entender. Mas que existe pré conceito para os ambos lugares isso eu sei que existe.

Mas o que importa é que tenha mais forró. \o/

Em breve escreverei neste blog sobre o “toco”na dança e acredito que voltaremos a falar dessas duas casas conceituadíssimas de São Paulo.

E deixo aqui a pergunta:

– Qual casa você prefere e por que?

 

Tércio Emo Gomes

Sobre: Tércio Emo Gomes

Tento levar as coisas com humor, mesmo que muitas vezes eu não consiga. Me dedico aos amigos mesmo que eles não percebam. Tenho um pouco do mal do artista chamada de melancolia, mas isso é o que da sabor na minha vida. Gosto das pequenas alegrias, como coçar o dedinho do pé, ou ver uma sacola voando na rua. Não sou uma pessoa fácil, mas tenho muitas pessoas em volta, logo não devo ser tão chato rs. Gosto do meu oficio, mesmo sempre brigando em te-lo escolhido. Enfim... pergunta ai...

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!