Curiosidades Sobre a Dança
22/01/2016 - 11h48 em Dança

Dia 29 de Abril é Dia Mundial da Dança. Que dançar é uma arte todos nós já sabemos, mas o interessante é conhecer um pouco mais sobre ela através de suas curiosidades e detalhes históricos.

Por isso hoje lhe deixamos algumas curiosidades sobre esta arte, que por vezes é descurada em relação a outras. Confira:

1 – Na idade média a dança foi totalmente proibida pela Igreja. Por ser uma atividade que exalta o físico, era vista como profana e promíscua. Santo Agostinho a chamou de (…)”coisa lasciva,indigna ao cidadão(…)”. Ao contrário, na Antiga Grécia, a dança era tida como um elemento essencial na formação dos indivíduos e era parte da educação obrigatória.

2 – Todo espetáculo de dança é precedido de três sinais. A origem deles vem da corte de Luís XIV, o primeiro sinal indicava quando o rei havia chegado, o segundo quando ele se acomodava e o terceiro quando ele estava pronto para assistir o espetáculo.

3 – O período Romântico do Ballet foi inaugurado pelo uso das sapatilhas de ponta e a predominância de roupas brancas, na peça “La Sylphide”, porém, a obra mais famosa deste período foi “Giselle”.Nessa época quatro bailarinas tornaram-se imortais por dançarem o “Pas de Quatre”, no dia 12 de Julho de 1845, em Londres. São elas :Marie Taglione, Carlota Grisi, Fanny Cerrito e Lucile Granh.

4 – O ballet além de incentivar a postura, a elegância, também corrige desvios posturais ,como lordose, cifose, além de problemas nos joelhos e pés.

5 – Por um grande período na história a dança teve papel secundário e interlúdico, até, então, ser considerada uma arte por si só.

6 – A pioneira da Dança Moderna, Isadora Duncan, esteve no Brasil na década de 20, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, onde ao contrário do que aconteceu na Argentina, foi recebida calorosamente por uma platéia entusiasmada com sua dança livre e inovadora. Isso, no entanto, não fez com que a dança clássica perdesse o título de favorita entre a sociedade.

7 – O código do ballet é universal e todo em francês.

8 – A palavra ‘emoção’ significa ‘mover’. Se a dança é a arte de mover, ela também é a arte da emoção.

9 – O Brasil é o primeiro país a sediar uma filial do ballet Bolshoi fora da Rússia. O segundo país a ser contemplado foi a Austrália, que terá também uma filial russa em 2006, na cidade de Sidney.

Depois das curiosidades fique com um vídeo de dança que, há uns meses atrás, viralizou na web. A performance do bailarino Sergei Polunin, ao som da música “Take me to Church” de Hozier, se já viu aproveite para rever, vale muito a pena.

 
 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!